quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Quem vai ficar com Bale?

Quem diria que aquele ascendente lateral-esquerdo do Tottenham, revelado ao mundo após destruir o lateral brasileiro Maicon e o zagueiro Lúcio, ambos defendendo a Internazionale, marcando três gols no Giuseppe Meazza pela Champions League 2010/11 (que mais tarde seria vencida pela equipe italiana) se tornaria, hoje, um dos grandes nomes do futebol mundial jogando como meia avançado. Gareth Bale pode se tornar um dos jogadores mais caros da história do futebol nos próximos dias, isso se o Real Madrid conseguir convencer o Tottenham com as cifras astronômicas que ameça oferecer pelo jogador.

Bale infernizou Lúcio e Maicon na Champions League 2010/11.
O jogador marcou três vezes na derrota do seu time por 4x3, sendo destaque mundialmente.
(Foto: globoesporte.com)

£100 milhões (cerca de R$300 milhões). Um valor absurdo, e que pode ser negado. Isso mesmo. O Tottenham não quer nem ouvir falar em trocar Bale por dinheiro. A postura do clube londrino é segura, e a postura do Real Madrid, como bem disse o jornalista Leonardo Bertozzi, da ESPN, é claramente algo como 'eu quero, eu consigo'. Em sã consciência, vamos combinar, o clube espanhol jamais ofereceria absurdos £100 milhões por Bale. Sequer cogitaria. Entretanto, observando as sequentes atitudes do atleta, que demonstra querer ser negociado e as também sequentes recusas rígidas do Tottenham pelas propostas madrilenas, o clube que já ganhou fama pelas contratações milionárias resolveu ir com tudo para realizar mais uma transferência de parar o planeta bola. 

Gareth Bale em ação pelo Tottenham
 (Foto: zendodesign.com)
É difícil dizer se Bale vale ou não tanta grana. Acho que nenhum atleta vale tanto, nem mesmo Messi ou Cristiano Ronaldo, mais badalados. O mercado mundial de jogadores está altamente valorizado, e uma transferência como essa, com os valores debatidos, pioraria a situação, seria um mal ao futebol em termos de mercado. Por outro lado, falando de bola, de campo, Bale acrescentaria um novo patamar ao time de Carlo Ancelotti. Sem dúvidas, Bale dividiria responsabilidades com Cristiano Ronaldo, fazendo com que o futebol espanhol tivesse reais possibilidades de retomar a força que perdeu nas últimas temporadas, principalmente com o crescimento gradual do futebol alemão. Seria algo como Messi e Neymar de um lado, dois ícones do esporte com responsabilidades gigantes e ambições pessoais, e Cristiano Ronaldo e Bale de outro, também ícones com responsabilidades e ambições de grande porte. Isso elevaria a concorrência interna, melhorando as campanhas dos times externamente por consequência.

Bale sabe que precisa continuar tendo temporadas regulares em alto nível para brigar com os outros jogadores no topo, sonhando com uma possível bola de ouro como melhor jogador do mundo, algo que certamente está nos planos do galês. Bale talvez já sinta que chegou o momento de deixar um clube sem muitas ambições na temporada e migrar para um gigante mundial, mesmo que tenha o desafio de vencer em outro país pela frente. Bale quer sair da sua zona de conforto visando outro patamar em sua carreira. O Tottenham sabe que seu bom desempenho passa pela permanência do atleta, e o Real Madrid está mais disposto do que nunca em abrir os cofres pelo jogador. Essa história deve permanecer tomando conta dos noticiários até o fechamento da janela que só ocorre ao final desse mês. E aí, quem vai ficar com Bale? 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto, Sérgio!

    Ótimo assunto.

    "É difícil dizer se Bale vale ou não tanta grana. Acho que nenhum atleta vale tanto, nem mesmo Messi ou Cristiano Ronaldo, mais badalados." Não vale mesmo.

    Estou com o Calçade: a possível contratação do Bale é mais uma resposta ao Barcelona do que uma latente necessidade tática.

    O Ancelotti, que vem montando, a priori, o Madrid no bom e velho 4-3-2-1, pode ter em Bale o parceiro para atuar com o CR.

    Galês que cresceu muito. Poucos falam, mas a sua ascensão tem nome: André Villas-Boas. O "Portuga" deu total liberdade a ele na última temporada.

    Se realmente for atuar pelos lados de Madrid, o sistema ofensivo será formidável.

    ResponderExcluir