quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Bobo e feio

Eu já vi muita polêmica inútil, sem fundamento, cabimento ou necessidade. Já vi tanta coisa sem noção no meio esportivo, principalmente no futebol, que não me surpreendo facilmente. O caso Mourinho/Cristiano Ronaldo está numa escala alta dentre essas polêmicas, pelo menos na minha visão. É o tipo do caso em que um chama o outro de feio, que revida com bobo, e assim se culpam, acusam, numa tentativa involuntária, diria, de se livrar de uma culpa.

CR7 e Mou travam guerra imatura. (Foto: AS)
Mourinho nunca escondeu que não estava se sentindo bem no Real Madrid na última temporada. Deixava entrelinhas, com atitudes e entrevistas, que sofria resistência do grupo. Estava desgastado. E juntando isso com alguns erros técnicos, junto com adversários superiores, o time 'fracassou'. E, ao contrário do que se pensa, lá fora também se precisa encontrar um 'culpado'. Quando as coisas não acontecem como planejado, existe uma resposta imediata das pessoas. Procura-se culpados. Quem são os cabeças? Quem pode dar mais? Esses, são, geralmente, os atacados. Eles são os diferentes e precisam justificar o que muitas vezes não necessita ser justificado. O esporte é cíclico, e em quase todos os casos só há um vitorioso. Essa talvez seja uma das verdades mais mentirosas que dizemos sobre competições esportivas. Dizemos que só um pode vencer e consideramos todos os outros fracassados, perdedores. Não faz sentido. 

Cristiano Ronaldo fez uma temporada individual excelente, falhou como grupo. Mourinho falhou individualmente e como grupo. As responsabilidades sobre uma temporada 'fracassada' do Real Madrid já começou dividida de uma forma 'desigual'. Pesou para Mou, nem tanto para Cristano. O grupo escolheu seu lado, alguns ficaram em cima do muro. E a imprensa bateu nos dois, salientando devidas proporções.

Até aí, normal, acontece bem mais do que percebemos. É tão natural que muitas vezes nem mesmo paramos para analisar. Porém, existe uma coisa chamada ego. Mou, egocêntrico como só ele, não iria aceitar numa boa ser 'erguido' como culpado pela temporada 'fracassada'. Creio eu que Mourinho pensou muito bem no que disse, na forma como disse e em tudo aquilo que iria causar quando provocou Cristiano. Foi uma defesa, instinto. Um instinto bem anormal, bem pensado, típico dos diferentes. Indiretamente, Mou quis dizer 'vocês estão batendo apenas em mim, e nele?', como quem pergunta: 'Ele deveria decidir. Decidiu?'

Uma grande birra infantil. É aquela famosa provocação do bobo e feio. Mourinho e Cristiano Ronaldo se bicam e tentam, voluntária ou involuntariamente, tirar um peso das costas. E para isso, precisam se atacar, fazer cena, teatro, tudo para chamar atenção. Mourinho não engoliu ser considerado o motivo do 'fracasso', acha que Cristiano Ronaldo deveria ser cobrado. Cristiano, por outro lado, não quer carregar este peso, 'ora pois', foi bem individualmente. E sabemos como isso é importante para ele. Não creio que Mourinho e Cristiano Ronaldo se odeiem. São rivais pontuais, aleatórios. Tão aleatório quanto essa história toda. 

Um comentário:

  1. Baita pauta, Sérgio!

    Tal situação é bem comum no mundo do futebol. Mas, salientando o teor do texto, vale lembrar que os dois também "bateram boca" nos tempos de Premier League.

    Vejo Mourinho como um grande treinador e, estudioso que só ele, também é muito teimoso. O CR é um cara humilde - mesmo que tentem dizer, através de fatores medíocres, o contrário. Mas, para os que acompanham o seu futebol desde os tempos de Sporting, não é novidade ele se omitir no lado coletivo.

    Birra desnecessária, mas que traz notícia e vende jornal. Ao assumir o Madrid, em 2010, Mourinho sabia muito bem para onde estava indo. Ao contrário dos seus clubes anteriores, o Real tem em seus sócios os "membros" que tomam decisões. Sendo assim, diferentemente de Chelsea e Inter, ele devia explicações a mais de uma pessoa. Logo, com o ego ferido, preferiu sair atacando o capitão, os espanhóis e protegeu os portugueses. Os próprios compatriotas, vendo a situação indo para o ralo, mudaram de lado.

    Mourinho tem sua enorme parcela de culpa? Claro! Ele é o mentor, treinador e quem organiza sua equipe. Mas o SR. Cristiano Ronaldo também não é nenhum prímor no que concerne o "grupo".

    Ficou quem faz os gols (que são muitos). Foi embora quem poderia tirar o Real da longa fila na UCL.

    ResponderExcluir