quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pré-temporada do Chelsea assusta

Se a intenção do Chelsea é novamente vencer a Premier League, os caminhos não serão tão tranquilos como na última temporada. Com folga e sem realmente ser assustado, Mourinho conduziu a equipe londrina ao título do último Campeonato Inglês de forma inquestionável. Desempenho e números não poderiam ter melhor sintonia. No entanto, tudo isso fica no passado, algo que aparentemente não ficou claro para o comando dos blues. A temporada segura e estável encerrou-se, e no final de semana que se aproxima a história recomeça do zero. Por tudo que envolveu a pré-temporada, o Chelsea começa atrás na autoavaliação em relação aos principais adversários e, principalmente, devendo futebol.

Chelsea de Mourinho assustou pela fraco desempenho na pré-temporada (Foto: Mirror)

Este próximo sábado marca o retorno da Barclays Premier League. O Chelsea, em Stamford, recebe o Swansea City, adversário interessante e que sempre proporciona bons jogos. É difícil imaginar que a equipe do capitão Terry não brigue pela taça da competição nacional inglesa neste ano, mas é fácil entender o porquê do mercado do Chelsea, pelo menos até esse exato momento, fraco e desanimador, ter colocado tantas interrogações sobre o time de Mourinho. Soma-se mercado ao desempenho preguiçoso e pouco ambicioso da pré-temporada e tem-se uma série de questionamentos que não deveriam estar acontecendo agora, não nesse momento, não sobre o atual campeão da Inglaterra. 

O Chelsea estacionou. Entre saídas e chegadas, os blues perderam força. O grupo, já reduzido mesmo na última temporada, parece ter encolhido e enfraquecido ainda mais. De novo mesmo, só Falcao e Begovic, além de meia duzia de garotos que evoluem de forma lenta entre um empréstimo e outro. Pouco. Muito pouco para quem tem carências e dinheiro em caixa. Pouco para quem deveria estar pensando em subir de patamar, não somente em manter-se em um degrau já alcançado.

Claro que a janela ainda está aberta, e assim ficará por mais alguns dias, todavia, a pouca ambição do Chelsea não parece ser algo passageiro. Quem comanda o clube parece estar convicto de que as coisas estão muito bem assim, e que somente um pouco de tempo misturado à doses de trabalho serão a chave do sucesso. Um pensamento respeitável, admirável até certo ponto, mas que não me convence nenhum pouco. 

Falando um pouco mais especificamente sobre Mourinho, técnico do time, confesso estar admirado com a recente mudança de postura, com as sequentes declarações e alfinetadas nos rivais que, segundo ele, teriam gastado demais em jogadores que outrora não custariam tanto. Rivais esses que estariam a tentar comprar aquilo que o Chelsea já tem, um time. A minha surpresa não é pela postura crítica aos desaforos mercadológicos, pois até acho que a reflexão se faz necessária, me surpreende mesmo é isso sair da boca de Mou, um cara que, convenhamos, não é exemplo em consciência financeira. Sendo justo, Mou no último ano, por ocasião, conseguiu dobrar a força do elenco gastando menos do que aquilo que conseguiu arrecadar com vendas, porém isso é bem pouco para se começar a discursar e defender bandeiras.

Estreia na Premier League, confronto direto com o Manchester City na sequência e os últimos dias de janela. Teremos muitos pontos cruciais para testar a harmonia entre discurso e prática no Chelsea de Mourinho. Se depender das atuações do time na pré-temporada, menos de um mês será pouco para correr atrás do prejuízo, contratar ou discursar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário